domingo, 5 de março de 2023

Café e Maria: conheça a história de um match perfeito de cão-guia e tutora

A jovem tirou um tumor benigno no cérebro, que atrofiou o nervo ótico, a deixando sem visão. Foi depois da chegada do Café que a Maria se sentiu capaz de tirar do papel uma ideia apaixonada. Fundou, em São Paulo, uma editora especializada em audiolivros, onde trabalha como curadora.

Café e Maria: conheça a história de um match perfeito de cão-guia e tutora
Foto / Divulgação: Fantástico

Por Fantástico, domingo 05/03/2023

Veja todos do detalhes na reportagem em vídeo


Quando Maria tinha 13 anos, descobriu estava com um acúmulo de líquido nas cavidades do cérebro. Depois de três cirurgias, foi descoberto um tumor benigno no cérebro - um glioma. Ele foi retirado, o líquido cerebral se estabilizou, mas o nervo ótico já tinha sido atrofiado.

Ela quis acreditar que a visão total voltaria. Foram dois anos até o que a Maria chama de ‘libertação’.

“Foi libertador eu poder começar a usar bengala, aceitar que eu ia ser vista nesse lugar que as pessoas já me viam, de qualquer jeito”, conta.

No mesmo ano, 2018, ela soube que um instituto de treinamento de cães-guia estava sendo inaugurado em Salto de Pirapora. A Maria entrou na fila de espera da maior escola de cães-guia da América Latina, uma instituição sem fins lucrativos, que não vende os animais. Mais de 700 pessoas estão na fila do instituto - que, nesses cinco anos, doou 70 cães. A história foi revelada no podcast Rádio Novelo Apresenta.

E sabe aquela história de match de aplicativo de relacionamento?

“Eu vi, tipo, um número desconhecido, eu atendi aí ela falou: "Ah, porque a gente encontrou pra você um cão-guia chamado Café, tipo, cão-guia de um ano e pouco, e ele tem tudo a ver com você, vocês são perfeitos um pro outro e vocês vão dominar o mundo", conta.

Tinham sido quatro anos na fila de espera.

“Ele é um cachorro muito sociável, ele chega, cumprimenta as pessoas, e eu sou uma pessoa muito tímida, tá muito bom estar com ele e aprender esse lado assim”, celebra.

Quando o Café abre os olhos e guia, ele não dá mais fluidez só à locomoção da Maria. Mas aos sonhos dela também. Foi depois da chegada dele que ela se sentiu capaz de tirar do papel uma ideia apaixonada. Fundou, em São Paulo, uma editora especializada em audiolivros, onde trabalha como curadora. Quando estivemos lá, encontramos a atriz Isabel Teixeira gravando.

Maria: É emocionante, não tem como descrever essa conexão que o cachorro tem com a pessoa. Fantástico: Você se sente mais segura, autoconfiante, mais feliz?

Maria: Muito, muito, muito. Muito tudo. Muito mais segura, muito mais feliz, muito mais autoconfiante. Eu tenho um amigo o tempo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Dicas simples para garantir o bem-estar dos nossos companheiros de patinhas em dias de sol intenso

ATENÇÃO: Nesses dias de sol intenso, lembre-se de cuidar também dos animais. O calor pode ser tão desafiador para eles quanto é para nós.  A...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG