quinta-feira, 9 de março de 2023

Prefeitura trabalha para a 'substituição' de 'veículos de tração animal' por outros meios

A Prefeitura de Taubaté, por meio de suas secretarias municipais, trabalha para solucionar o problema relacionado à utilização de veículos de tração animal no município.

Prefeitura trabalha para a 'substituição' de 'veículos de tração animal' por outros meios
Foto / Divulgação: Prefeitura de Taubaté

O Núcleo Vale do Paraíba pertencente ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo orienta o município, através para adequação ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

As cláusulas que devem ser acatadas, de modo a cessar os serviços de tração que submetem ao sofrimento os animais explorados, apontam medidas a serem adotadas para que seja feita de forma gradativa e menos impactante possível a transição para outros tipos de veículos de carga.

Muitas das recomendações, já são rotina na atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, como o recolhimento em vias públicas animais abandonados, doentes ou feridos, viabilizando o encaminhando para local público adequado para os cuidados necessários e autuação de indivíduos que praticam ato de violência ou de privação, apreensão do animal vítima de abuso, maus-tratos ou abandono para entidade de proteção, além de comunicação dos fatos à autoridade policial e ao Ministério Público.

Com um prazo de 90 dias, a municipalidade deve esclarecer e orientar a população e os condutores de VTA que, em Taubaté, teve início a transição para a substituição de Veículos de Tração Animal por outros alternativos de carga.

O município deve também realizar inspeção veterinária nos animais utilizados em carroças e charretes, emitindo laudos dos animais examinados, orientando os responsáveis sobre cuidados básicos e alertá-los que abuso, maus tratos e abandono constituem crime.

As demais cláusulas impõem à Prefeitura a fiscalização para que em até um ano não mais transitem em Taubaté os chamados VTA e outras implicações legais em caso de descumprimento do TAC.

A Administração Municipal avalia formas de auxiliar essa transição, para que animais e pessoas que dependam deles como atividade de subsistência possam ser assistidos e acompanhados, com a apresentação de alternativas viáveis para geração de renda, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

CCZ de Taubaté: Conheçam a unidade, conheçam os animais, conheçam a realidade de quem atua na causa diariamente

via  Douglas Carbonne , 23/06/2022 Vamos falar sobre a verdade? Desde meu primeiro mandato como vereador, acompanhei a evolução do Centro de...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG