quinta-feira, 9 de março de 2023

Prefeitura trabalha para a 'substituição' de 'veículos de tração animal' por outros meios

A Prefeitura de Taubaté, por meio de suas secretarias municipais, trabalha para solucionar o problema relacionado à utilização de veículos de tração animal no município.

Prefeitura trabalha para a 'substituição' de 'veículos de tração animal' por outros meios
Foto / Divulgação: Prefeitura de Taubaté

O Núcleo Vale do Paraíba pertencente ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo orienta o município, através para adequação ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

As cláusulas que devem ser acatadas, de modo a cessar os serviços de tração que submetem ao sofrimento os animais explorados, apontam medidas a serem adotadas para que seja feita de forma gradativa e menos impactante possível a transição para outros tipos de veículos de carga.

Muitas das recomendações, já são rotina na atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, como o recolhimento em vias públicas animais abandonados, doentes ou feridos, viabilizando o encaminhando para local público adequado para os cuidados necessários e autuação de indivíduos que praticam ato de violência ou de privação, apreensão do animal vítima de abuso, maus-tratos ou abandono para entidade de proteção, além de comunicação dos fatos à autoridade policial e ao Ministério Público.

Com um prazo de 90 dias, a municipalidade deve esclarecer e orientar a população e os condutores de VTA que, em Taubaté, teve início a transição para a substituição de Veículos de Tração Animal por outros alternativos de carga.

O município deve também realizar inspeção veterinária nos animais utilizados em carroças e charretes, emitindo laudos dos animais examinados, orientando os responsáveis sobre cuidados básicos e alertá-los que abuso, maus tratos e abandono constituem crime.

As demais cláusulas impõem à Prefeitura a fiscalização para que em até um ano não mais transitem em Taubaté os chamados VTA e outras implicações legais em caso de descumprimento do TAC.

A Administração Municipal avalia formas de auxiliar essa transição, para que animais e pessoas que dependam deles como atividade de subsistência possam ser assistidos e acompanhados, com a apresentação de alternativas viáveis para geração de renda, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Dicas simples para garantir o bem-estar dos nossos companheiros de patinhas em dias de sol intenso

ATENÇÃO: Nesses dias de sol intenso, lembre-se de cuidar também dos animais. O calor pode ser tão desafiador para eles quanto é para nós.  A...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG