segunda-feira, 22 de maio de 2023

Cravolândia altera decreto e suspende sacrifício de animais!

Depois de grande repercussão negativa e de muita polêmica por causa da publicação de um decreto, a Prefeitura de Cravolândia, na Bahia, voltou atrás e editou o texto do documento, retirando a parte que sugeria o sacrifício de animais em situação de rua.

Cravolândia altera decreto e suspende sacrifício de animais!

Segundo a prefeitura, houve um "erro de digitação" no primeiro decreto publicado…

A medida havia sido publicada em 05 de maio e gerou repercussão negativas nas redes sociais.


O que dizia o decreto original

A primeira versão do decreto, permitia a "remoção, recolhimento e guarda de animais encontrados soltos em vias e logradouros públicos do município". Os donos tinham cindo dias para ir ao abrigo recuperar o bicho de estimação.

Mas o decreto previa que o sacrifício era uma opção para os casos de animais de grande porte em que não fosse possível fazer a apreensão. A decisão ficaria "a juízo e responsabilidade de médico veterinário indicado pelo órgão competente".

Já na publicação de 19 de maio - informava que não haveria sacrifício de animais e para evitar protestos, o post foi fechado para comentários.


Nota de Esclarecimento

Na última sexta-feira 19 de maio de 2023, a Prefeitura de Cravolândia, utilizou o seu "perfil oficial do facebook" para apresentar esclarecimentos em razão da repercussão ocorrida a partir da edição do Decreto Municipal n. 448 que dispõe sobre a apreensão, remoção e recolhimento de animais soltos em vias públicas.

"A Prefeitura Municipal de Cravolândia, por meio desta, vem apresentar esclarecimentos em razão da repercussão ocorrida a partir da edição do Decreto Municipal n. 448 de 05 de maio de 2023 que dispõe sobre a apreensão, remoção e recolhimento de animais soltos em vias públicas.

Sobre a matéria objeto do referido Decreto, é preciso destacar que esse assunto demanda regulamentação local, principalmente com o objetivo de chamar os tutores desses animais à responsabilidade, e, assim, preservar a vida das pessoas que transitam nas vias públicas e encontram-se expostas a riscos de eventual acidente.

Afinal, tem sido constante a identificação de inúmeros animais soltos em vias públicas no Município.

Especificamente em relação as providências que poderão ser adotadas pelo Poder Público local, é importante esclarecer que qualquer ação será sempre antecedida de orientação técnica, feita pelo médico veterinário, e desde que devidamente comprovado que será o melhor para o animal.

A Prefeitura Municipal de Cravolândia não pretende e, principalmente, não irá realizar o abate de animais. Todos os animais que por ventura venham a ser apreendidos serão acomodados em locais que lhe garantam dignidade, contando com alimentação e água necessária ao seu bem estar.

Sendo o importante a esclarecer, permanecemos a disposição para os esclarecimentos que ainda sejam necessários, salientando, inclusive, que já foi determinada a revisão no referido Decreto para que não reste dúvida sobre os propósitos e valores da administração pública municipal de Cravolândia".

Cravolândia altera decreto e suspende sacrifício de animais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Dicas simples para garantir o bem-estar dos nossos companheiros de patinhas em dias de sol intenso

ATENÇÃO: Nesses dias de sol intenso, lembre-se de cuidar também dos animais. O calor pode ser tão desafiador para eles quanto é para nós.  A...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG