segunda-feira, 24 de julho de 2023

Curitiba tem o 'Menor Bonsai de Araucária' do Mundo!

A araucária, ilustre símbolo do Paraná, conta com uma versão mini e rara, que possui 95 centímetros de altura, cultivada na Bonsai Curitiba. A miniaraucária tem cerca de 24 anos e é resultado da pesquisa e do empenho do bonsaísta Renato Hoenig.

Curitiba tem o 'Menor Bonsai de Araucária' do Mundo!


"O bonsaísta Renato Hoenig fez o que parecia impossível e há mais de 20 anos mantém a árvore de 95 cm entre os destaques do seu jardim em miniatura.

Para chegar a este resultado, Renato diz que foram anos de dedicação, trabalho e experimentação até que ele encontrasse o ‘jeito certo’ de fazer a poda para que a árvore, que tem quase 24 anos, tomasse forma. “A gente tem que aprender com a árvore, pois ela é quem vai dizer como se comporta. Ela ainda está em desenvolvimento e a cada ano fica mais bonita”, acrescenta.

Seu Renato não tem ascendência oriental nem trabalhava com jardinagem ou paisagismo quando começou a se aventurar no mundo dos bonsais. A paixão pelas árvores em miniatura surgiu quase que por acaso quando assistiu pela TV à uma reportagem sobre a vinda do imperador do Japão, Akihito, a Curitiba, ocasião na qual o nobre visitou uma chácara japonesa na qual haviam alguns exemplares de bonsais.

“Foi ali que eu vi o bonsai pela primeira vez e pensei: ‘tenho que começar esta arte’. Aprendi sozinho, fui autodidata”, lembra. Depois disso, a participação em concursos e associações de bonsaístas contribuíram para que ele refinasse sua técnica e passasse não apenas a cultivar as árvores, mas também a fabricar em cimento as pedras que dão base ou formam as paisagens de alguns exemplares.

No caso da araucária, a árvore está plantada no vaso diretamente sobre a terra, como se estivesse na natureza. Com 95 cm de altura, ela não produz pinhas, devido às podas frequentes, mas tem galhos e copa iguais aos de suas irmãs (que medem cerca de 25 m de altura quando adultas), o que faz com que frequentemente receba propostas de interessados em levá-la para casa. “Já me ofereceram R$ 10 mil, R$ 25 mil pelo bonsai de araucária. Mas eu não vendo”, garante seu Renato.

Portas abertas!

Quem quiser conhecer a planta de perto, no entanto, tem as portas abertas. O bonsai fica em exposição na loja Bonsai Curitiba, que a irmã e a sobrinha de seu Renato mantém no Capão Raso. Além dela, outras miniaturas da coleção particular do bonsaísta, com tamanhos e formatos variados, estão expostas, como uma de somente 7 cm de altura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Dicas simples para garantir o bem-estar dos nossos companheiros de patinhas em dias de sol intenso

ATENÇÃO: Nesses dias de sol intenso, lembre-se de cuidar também dos animais. O calor pode ser tão desafiador para eles quanto é para nós.  A...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG