quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

O CCZ recebeu, por meio do whatsapp do Samu Animal, a informação de um cachorro no bairro Pq. Três Marias que estaria machucado, precisava de resgate e que não tinha tutor. O microchip ajudou a identificar o ex-tutor, que foi multado pelo decreto de maus-tratos contra animais.

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

O Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté (CCZ) recebeu, por meio do whatsapp do Samu Animal, a informação de um cachorro que estaria machucado e precisava de resgate. As informações iniciais eram de que o animal estaria na região do bairro Parque Três Marias e que não tinha tutor.

O Samu Animal fez o resgate e levou o cachorro para receber os devidos cuidados no Hospital Público Veterinário de Taubaté. Nas imagens de um exame de raio-x, foi encontrado um microchip implantado sob a pele do animal.

Leia também: Hospital Público Veterinário: Mais agilidade no atendimento aos nossos pets!

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

Quando o animal chegou ao abrigo, ao fazer a leitura do chip, a gestão verificou que ele havia sido adotado em junho deste ano no CCZ de Taubaté, que também implantou o dispositivo.

Após averiguações e diligências da equipe de fiscalização da secretaria de meio ambiente e bem-estar animal, o ex-tutor foi autuado com base no decreto municipal nº 14.695, que dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais. O valor da multa é de uma e meia Unidade Fiscal do Município de Taubaté (UFMT), que equivale a R$ 348.

De acordo com a Lei Estadual 16308/16, o ex-tutor também fica proibido de obter a guarda do animal, ou de qualquer outro, por cinco anos.

Saiba mais:




EFICÁCIA DO MICROCHIP 

Este caso deixa clara a importância e a eficácia da microchipagem nos animais, que tem como função principal identificar o seu tutor e coibir os casos de maus tratos e abandonos.

O CCZ de Taubaté está implantando os microchips desde outubro de 2021, quando foram adquiridas 3 mil unidades do equipamento.

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

Em 2022, a prefeitura de Taubaté comprou mais 5 mil microchips. Até o momento, cerca de 3200 animais (entre cães, gatos e cavalos) já possuem os dispositivos.

COMO FUNCIONA O MICROCHIP EM ANIMAIS?

O microchip é um dispositivo minúsculo, colocado sob a pele do animal, com todos os dados que identificam o tutor e seu endereço. Para que seja possível acessar as informações, o CCZ utiliza um leitor.

O sistema irá auxilia no controle de abandono e no combate aos maus tratos de animais, além de ajudar em casos de animais perdidos.


Abandonar e maltratar animais é crime!
Seja um tutor consciente, afinal, adoção é um ato de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Dicas simples para garantir o bem-estar dos nossos companheiros de patinhas em dias de sol intenso

ATENÇÃO: Nesses dias de sol intenso, lembre-se de cuidar também dos animais. O calor pode ser tão desafiador para eles quanto é para nós.  A...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG