quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

O CCZ recebeu, por meio do whatsapp do Samu Animal, a informação de um cachorro no bairro Pq. Três Marias que estaria machucado, precisava de resgate e que não tinha tutor. O microchip ajudou a identificar o ex-tutor, que foi multado pelo decreto de maus-tratos contra animais.

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

O Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté (CCZ) recebeu, por meio do whatsapp do Samu Animal, a informação de um cachorro que estaria machucado e precisava de resgate. As informações iniciais eram de que o animal estaria na região do bairro Parque Três Marias e que não tinha tutor.

O Samu Animal fez o resgate e levou o cachorro para receber os devidos cuidados no Hospital Público Veterinário de Taubaté. Nas imagens de um exame de raio-x, foi encontrado um microchip implantado sob a pele do animal.

Leia também: Hospital Público Veterinário: Mais agilidade no atendimento aos nossos pets!

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

Quando o animal chegou ao abrigo, ao fazer a leitura do chip, a gestão verificou que ele havia sido adotado em junho deste ano no CCZ de Taubaté, que também implantou o dispositivo.

Após averiguações e diligências da equipe de fiscalização da secretaria de meio ambiente e bem-estar animal, o ex-tutor foi autuado com base no decreto municipal nº 14.695, que dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais. O valor da multa é de uma e meia Unidade Fiscal do Município de Taubaté (UFMT), que equivale a R$ 348.

De acordo com a Lei Estadual 16308/16, o ex-tutor também fica proibido de obter a guarda do animal, ou de qualquer outro, por cinco anos.

Saiba mais:




EFICÁCIA DO MICROCHIP 

Este caso deixa clara a importância e a eficácia da microchipagem nos animais, que tem como função principal identificar o seu tutor e coibir os casos de maus tratos e abandonos.

O CCZ de Taubaté está implantando os microchips desde outubro de 2021, quando foram adquiridas 3 mil unidades do equipamento.

Microchip implantado pelo CCZ de Taubaté ajuda em caso de animal abandonado

Em 2022, a prefeitura de Taubaté comprou mais 5 mil microchips. Até o momento, cerca de 3200 animais (entre cães, gatos e cavalos) já possuem os dispositivos.

COMO FUNCIONA O MICROCHIP EM ANIMAIS?

O microchip é um dispositivo minúsculo, colocado sob a pele do animal, com todos os dados que identificam o tutor e seu endereço. Para que seja possível acessar as informações, o CCZ utiliza um leitor.

O sistema irá auxilia no controle de abandono e no combate aos maus tratos de animais, além de ajudar em casos de animais perdidos.


Abandonar e maltratar animais é crime!
Seja um tutor consciente, afinal, adoção é um ato de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

CCZ de Taubaté: Conheçam a unidade, conheçam os animais, conheçam a realidade de quem atua na causa diariamente

via  Douglas Carbonne , 23/06/2022 Vamos falar sobre a verdade? Desde meu primeiro mandato como vereador, acompanhei a evolução do Centro de...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG