segunda-feira, 29 de maio de 2023

Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal de Taubaté, promove a “Semana do Meio Ambiente”

Semana do Meio Ambiente!

Com foco na conscientização ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal de Taubaté, promove a “Semana do Meio Ambiente”, entre os dias 03 a 06 de junho.

Semana do Meio Ambiente

As informações são da Prefeitura de Taubaté

Esta importante data mundial, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e os governos para a necessidade de proteger os recursos naturais e promover práticas sustentáveis.

É uma oportunidade para refletir sobre as ações e os desafios ambientais, como a poluição do ar, da água, as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, o excesso de geração de resíduos, entre outros.

A data incentiva a promoção de ações de educação ambiental, estimulando mudanças de comportamento em prol da proteção do meio ambiente.

Leia também:



Como parte da celebração, o município preparou uma programação com mutirão do lixo eletrônico, distribuição de mudas de árvores nativas, feira de adoção de animais do CCZ, microchipagem gratuita, palestras e mais!

03/06 (SÁBADO) – Mutirão do Lixo Eletrônico, Distribuição de mudas de árvores nativas, Feira de Adoção e Microchipagem gratuita

Local: Avenida do Povo
9h às 17h – Mutirão do Lixo Eletrônico
09h às 13h – Feira de Adoção e Microchipagem

Evento destinado a conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico (pilhas, baterias, computadores, impressoras e periféricos, celulares, televisores, aparelhos de som, DVDs, micro-ondas, entre outros equipamentos que precisam de energia para funcionar), cujos componentes, especialmente os metais pesados, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Além do mutirão, a Prefeitura organizou uma feira de adoção de animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e microchipagem gratuita, em que tutores, somente residentes em Taubaté, poderão levar seus cães e gatos para receberem o dispositivo de identificação, das 9h às 13h. (Confira aqui, os destaques do primeiro dia do evento)

Interessados em adotar um animal também podem entrar em contato com o CCZ pelo Whatsapp (12) 9 9711-8747.

O CCZ fica localizado na Estrada Particular dos Remédios, nº 2.764, Bairro dos Remédios. O CCZ está aberto de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h.

Os agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) estarão presentes para orientação e panfletagem sobre os mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue e escorpião.

O evento conta também com a presença da Universidade de Taubaté, Defesa Civil, personagens do Sítio do Picapau Amarelo e a Ecotaubaté, responsável pela limpeza urbana. Serão distribuídos brindes sustentáveis e mudas de árvores nativas.

05/06 (SEGUNDA) – Dia Mundial do Meio Ambiente

Entrega oficial do Núcleo Ambiental de Taubaté
Local: Parque Natural Municipal Vale do Itaim
Horário: 9h

O Núcleo Ambiental de Taubaté, situado na Unidade de Conservação da Natureza, foi desenvolvido com o objetivo de promover a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

O Núcleo foi construído com itens de sustentabilidade e apresenta eficiência energética, contando com iluminação natural e ventilação cruzada, lâmpadas de LED, além de ser o primeiro prédio público da Prefeitura que possui um sistema de energia solar fotovoltaica. O espaço também conta com sistema de captação de águas pluviais para irrigação de horta.


Além das estruturas administrativas, visando a prática de educação ambiental, no local foram implantados meliponários de abelhas nativas sem ferrão, minhocário, leiras de compostagem e horto de plantas medicinais.

A ideia é fomentar a educação ambiental através da realização de um circuito ecológico, contemplando também passeio na trilha da floresta.

06/06 (TERÇA) – Palestras ao ar livre

Local: Núcleo Ambiental – Parque Natural Municipal Vale do Itaim
9h às 10h – Importância da identificação botânica das plantas medicinais: as cidreiras. – Palestrante: Sandra Maria Pereira da Silva – APTA Regional de Pindamonhangaba/APTA/SAA.

10h às 11h – Cuidados na utilização das plantas medicinais – Palestrante: Iracélis Fátima de Moraes – Associação de Plantas Medicinais Nova Essência – Pindamonhangaba. (Confira aqui, os destaques do segundo dia do evento)


Então para não esquecer, marca na agenda ai e PARTICIPE!

Semana do Meio Ambiente!

Semana do Meio Ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Dicas simples para garantir o bem-estar dos nossos companheiros de patinhas em dias de sol intenso

ATENÇÃO: Nesses dias de sol intenso, lembre-se de cuidar também dos animais. O calor pode ser tão desafiador para eles quanto é para nós.  A...

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (Escola João Alves) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG