quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Cão Orelha: veja perguntas e respostas sobre o que aconteceu com animal, agredido por adolescentes

Quatro adolescentes já foram identificados como suspeitos de ato infracional de maus-tratos contra cachorro comunitário na Praia Brava. Três adultos foram indiciados suspeitos de coagir uma testemunha.

Cão Orelha: veja perguntas e respostas sobre o que aconteceu com animal, agredido por adolescentes

A matéria é do Portal de Notícias G1Por Sofia Pontes, Sofia Mayer, g1 SC

O cão comunitário Orelha morreu após ser agredido na Praia Brava, uma das regiões mais nobres de Florianópolis. Quatro adolescentes foram identificados como suspeitos do crime de maus-tratos.

Além disso, três adultos, pais e um tio dos adolescentes, foram indiciados por suspeita de coação a uma testemunha durante a investigação. Celebridades, moradores e protetores da causa animal também passaram a cobrar providências das autoridades e pedem que o caso não seja esquecido.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre o caso:

1. O que aconteceu?

A Polícia Civil aponta que Orelha foi agredido no dia 4 de janeiro, na Praia Brava. Ele foi encontrado ferido e agonizando por pessoas que estavam no local, levado a uma clínica veterinária e, no dia 5 de janeiro, submetido à eutanásia devido à gravidade dos ferimentos.

Exames periciais indicaram que o cão foi atingido na cabeça com um objeto contundente, ou seja, sem ponta ou lâmina. O objeto usado na agressão não foi localizado.

2. Quem são os suspeitos pela agressão?

Quatro adolescentes foram identificados como suspeitos de cometer o crime de maus-tratos contra o cão. Os nomes e idades não foram divulgados, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dois deles estão em Florianópolis e foram alvos de uma operação policial na segunda-feira (26). Os outros dois estão nos Estados Unidos, em uma viagem pré-programada.

3. Há imagens do crime?

Não existem imagens do momento exato da agressão, segundo a Polícia Civil. Segundo a delegada Mardjoli Valcareggi, a identificação dos suspeitos foi possível a partir da análise de outros registros feitos na região no mesmo período, além de depoimentos de testemunhas.

A Polícia Civil informou que analisa mais de mil horas de imagens de câmeras de segurança.

4. O grupo cometeu outros maus-tratos?

A investigação também apura uma tentativa de afogamento de outro cão comunitário, chamado Caramelo, na mesma praia.

Há imagens dos adolescentes pegando o animal no colo e testemunhas relataram que viram o grupo jogando o cachorro no mar.


5. Por que três adultos foram indiciados?

Três adultos, dois pais e um tio dos adolescentes, foram indiciados suspeitos de coagir uma testemunha durante a investigação do caso.

Segundo a Polícia Civil, a vítima da coação foi o vigilante de um condomínio, que teria uma foto que poderia ajudar a esclarecer o crime. Por segurança, ele foi afastado do trabalho.

6. O que é o crime de coação?

Coação é o crime de ameaçar ou constranger pessoas envolvidas em um processo judicial, como testemunhas, vítimas ou réus, com o objetivo de interferir no andamento da investigação ou no resultado do processo.

7. Quantas pessoas foram ouvidas na investigação?

Em coletiva à imprensa nessa terça-feira (27), a Polícia Civil informou que somente no inquérito que apura o crime de coação, 22 pessoas foram ouvidas. A Justiça não autorizou a apreensão de aparelhos eletrônicos dos adultos investigados.

8. Como a investigação foi conduzida?

A apuração foi dividida em duas frentes:

Auto de apuração de ato infracional, conduzido pela Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei da Capital (DEACLE), para investigar a conduta dos adolescentes;
Inquérito policial, conduzido pela Delegacia de Proteção Animal da Capital (DPA), que apurou a coação praticada por familiares e foi concluído na noite de segunda-feira (26).

9. Quem era o cão Orelha?

Orelha era um cão comunitário da Praia Brava e vivia em uma das casinhas mantidas para os animais que se tornaram mascotes da região.

Ele era cuidado por moradores e comerciantes locais e era conhecido por ser dócil, brincalhão e muito querido por quem frequentava a praia, incluindo turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque no Blogger

Chico Pata: Mas afinal, QUEM SOMOS?

Da Série: Pessoas Do Bem! Mas afinal, QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? Atuamos exclusivamente com os animais abrigados no ccz de Taubaté/SP Ações:...

Casa de Ração Vila São José!

Conhecendo um pouco sobre a Casa de Ração Vila São José!

Casa De Ração Vila São José!

"Inaugurada em 2019, a ‘Casa de Ração Vila São José’ tem como objetividade proporcionar aos nossos “Clientes e Amigos” e “não esquecendo aos nossos amiguinhos PET” maior ‘Satisfação’ ao adquirir os nossos produtos pois visamos sempre pela (Qualidade, Durabilidade e um Atendimento de Excelência); 

“Trabalhamos fortemente como os nossos Parceiros Fornecedores de forma a proporcionar os melhores produtos”. Este é o conjunto de atributos que a (Casa de Ração Vila São José fortemente preza) ou seja - pessoas engajadas, com ousadia e coragem, renovação, qualidade e organização de forma a proporcionarmos sempre o conforto e satisfação dos nossos clientes."

Como chegar!

 


 

"Vale Cap"

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Na 'Casa De Ração Vila São José' também tem Vale Cap!

Formas de Pagamento #Débito #Crédito #PIX #Dinheiro


Como chegar?


Bairro: Vila São José
Rua: Úrsula Isabel de Mello, 204 - Cep: 12070-540.

Pontos de Referência:

Vindo pela (Avenida do Bombeiro) entre sentido "Casa Lotérica" já entre a (
Escola João Alves
) e a (Escola São Luiz) que fica na Avenida Heuvinio de Morais, siga em frente e ao passar a ( Escolinha de Futebol ⚽️ do Santos ) você verá uma pequena pracinha entre nela às [direita] e [novamente às direta] pronto você já estará na rua correta

🔜 siga aproximadamente 200 metros e você chegará ao seu destino.

➡️ Se preferir, utilize a localização do Google Maps através do link: https://bit.ly/3mGLhKG